Nossa História
O Santuário
No ano de 1976, D. Edith Lopes, moradora do bairro Sandra Regina teve a ideia de rezar o terço nas casas do bairro, e logo depois de rezar a Via-Sacra também nas casas do bairro. Logo, a comunidade se entusiasmou e começaram a celebrar as Missas debaixo de um pé de Joá, e quando não havia Missa, as famílias se reuniam na casa de Dona Edith ou de Dona Francina Batista e do Sr. Mário Batista. A catequese para as crianças também acontecia debaixo do pé de Juá.
No ano de 1978, Pe Ricardo Weberberger acolheu a ideia dos moradores de construir uma Igreja. Quando ficou pronta, D. Cleonice Lopes doou uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi levada para a igreja em procissão. Desde então, passou a ter Missa todas as sextas-feiras na Igreja.
A construção da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, visava suprir a necessidade diocesana de ter uma Igreja com maior capacidade que a Catedral São João Batista. Nesse intuito, em fevereiro de 1990, Dom Ricardo promulgou o decreto de criação da quase Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desmembrada da Paróquia São João Batista. No mesmo ano começou a construção. No dia 22 de setembro do ano seguinte (1991), Dom Ricardo realizou a Missa de consagração da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Desde então, a comunidade se mobilizou para ser organizar melhor, criar novos grupos pastorais e investir no fortalecimento dos já existentes. O crescimento foi gradativo e hoje temos uma grande comunidade, viva, participativa e dinâmica. Além dos grupos pastorais, estão ligados à Igreja Perpétuo Socorro as comunidades Stº Antônio (Jd. Ouro Branco), Stª Catarina (Novo Horizonte) e N. Srª de Fátima (Bairro Flamengo).
O Santuário foi sempre lugar de acontecimentos importantes para a Diocese. Entres os acontecimentos destacam-se as profissões de votos, as ordenações diaconais e presbiterais. Ao longo desses anos, sempre marcou presença as Irmãs da Providênia de Gap que atuam desde a década de 80. Na década de noventa chegaram também na Paróquia as Irmãs de Stª Catarina, presente até os dias de hoje.
Um destaque especial foi a presença constante de Dom Ricardo, desde a fundação. Era grande seu apreço pelo Santuário! Na atualidade, a Igreja do Perpétuo Socorro é uma das mais importantes para a Diocese de Barreiras.
Pe. Jocleilson Sebastião
Facebook: https://www.facebook.com/jocleilson/
Instagram: https://www.instagram.com/jocleilson/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN6fW-1wRduOvMTt4unMFEw
Jocleilson Sebastião da Silva
Possui graduação em Teologia pelo Associação Sedes Sapientiae - Província Eclesiástica de Goiânia(2009), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2005), especialização em Especialização em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2019), especialização em Psicologia da Educação e aprendizagem pela Universidade Candido Mendes(2020), mestrado em Filosofia pela Pontificia Universitas Gregoriana(2016), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Padre Viera(1997) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano(2001). Tem experiência na área de Filosofia.
Formação acadêmica/titulação
2019 - 2020 Especialização em Psicologia da Educação e aprendizagem. (Carga Horária: 495h). Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2017 - 2019 Especialização em Especialização em Filosofia e Teoria do Direito. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. Título: O RETORNO POLÍTICO DO CONTADOR DE HISTÓRIA PARA A CIDADE. Orientador: Ambiente Virtual.
2014 - 2016 Mestrado em Filosofia. Pontificia Universitas Gregoriana, U.P.GREGORIANA, Vaticano. Título: Karl Popper e Imre Lakatos: Falsificabilitá, Conoscenza e Realismo,Ano de Obtenção: 2016. Orientador: P. Louis Caruana S.J.
2006 - 2009 Graduação em Teologia. Associação Sedes Sapientiae - Província Eclesiástica de Goiânia, ASS, Brasil. Título: Os paradigmas da Missão e a V conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e caribenho de Aparecida do Norte. Orientador: Prof. Ms. Flávio Lorenzo Marchesini.
2003 - 2005 Graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.